28/05/2019 17h43

Caratecas capixabas são campeões brasileiros de Karate Kyokushin

Cinco caratecas capixabas conquistaram medalha de ouro no 27º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin, que aconteceu em São Paulo, no último domingo (26). Os lutadores são treinados pelo mestre Paulo do Carmo, no Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social.

Além das cinco medalhas de ouro conquistadas por Ana Julia Reis, Elisa de Souza, Iasmin Oliveira, Mickaelli dos Santos e Thiago Carvalho, outros dois atletas se destacaram na competição: Ronaldo Júnior foi vice-campeão infanto e Adryan Celestrino foi o eleito o lutador revelação geral da competição.

De todos os resultados, o mais comemorado foi o de Mickaelli dos Santos. Faixa marrom, a carateca precisou superar duas atletas faixa preta – graduação acima da marrom – para ficar com o título.

“O resultado foi surpreendente porque enfrentei duas adversárias muito difíceis, dentre elas uma que é faixa preta e já tinha sido bicampeã brasileira e campeã sul-americana da categoria. Estava nervosa, mas segui a orientação do meu mestre, de entrar no tatame e fazer o meu melhor e, felizmente, deu certo. Quando acabou a luta eu nem sabia direito o que fazer, se sorria ou chorava. Foi muito emocionante”, disse Mickaelli dos Santos, de 21 anos, que lutou na categoria absoluto – acima de 18 anos e sem divisão de peso.

O torneio contou com delegações de todo o país e recebeu nove atletas capixabas. Os lutadores que foram à São Paulo fazem parte do Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social, localizado em Terra Vermelha, Vila Velha. O local atende 250 crianças e adolescentes, que treinam de segunda a sexta no período noturno.

Próximos torneios

Visando o campeonato sul-americano, que acontece em setembro, na Bolívia, o mestre Paulo do Carmo já começou a preparação dos lutadores.

“Os atletas chegaram segunda-feira (27) da competição e já estão treinando. Queremos que os meninos estejam preparados para alcançar bons resultados lá na Bolívia também. Os ouros do Brasileiro são frutos de uma boa preparação. Nosso objetivo é repetir isso”, destacou o mestre.

Após a competição na Bolívia, os caratecas devem participar também do mundial da modalidade, que acontece em Tóquio, no Japão, em novembro.

Confira a lista dos atletas premiados e suas categorias:

Adryan Celestrino – revelação geral da competição

Ana Julia Reis – campeã juvenil