05/09/2023 13h54 - Atualizado em 05/09/2023 13h57

Capixabas desembarcam em São Paulo para a fase regional das Paralimpíadas Escolares

Foto: Jordan Andrade

Os paratletas da delegação capixaba já desembarcaram, nesta terça-feira (05), na cidade de São Paulo, onde vão disputar a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico, a partir desta quarta-feira (06).

Ao todo, 114 capixabas vão se juntar aos outros competidores do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para competir nas modalidades atletismo, bocha e natação. As disputas têm encerramento nesta sexta-feira (08).

O investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), para levar a delegação até a competição e com a entrega de uniformes foi de R$ 597.505,52 mil. O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou o compromisso com o esporte paralímpico e comentou sobre as expectativas para a competição.

“Os investimentos feitos são uma demonstração do nosso compromisso em promover oportunidades no esporte de forma inclusiva e igualitária. Estou confiante que os nossos paratletas representarão o Espírito Santo com determinação e trarão bons resultados”, disse Nunes.

Essa é a última fase regional das Paralimpíadas Escolares 2023 e vai classificar os paratletas para a fase nacional da competição, que também será realizada em São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. Os três primeiros colocados no atletismo e natação se classificam automaticamente para a nacional. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo e têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.

Informação à Imprensa:
Richard Pinheiro / Rodolfo Mageste