Capixaba conquista tricampeonato brasileiro de tiro e garante vaga no Mundial da Grécia
.jpeg?v=638953625952785770)
O capixaba Eduardo Aguiar se sagrou tricampeão brasileiro de tiro prático (Shotgun) ao vencer, de forma invicta, a etapa final do Campeonato Brasileiro de IPSC de Shotgun, Rifle e Mini Rifle 2025, realizada nesse fim de semana, em Formosa (GO). A competição, disputada no Clube de Tiro CACCIF, contou com 12 pistas e reuniu os melhores atiradores do país.
Com o resultado, Eduardo manteve o desempenho perfeito na temporada, após conquistar o ouro nas duas primeiras etapas, e confirmou a liderança no ranking nacional, assegurando também a classificação para o Campeonato Mundial de Shotgun, que será disputado em setembro de 2026, na Grécia. Ele será o primeiro colocado do Brasil integrando a seleção brasileira na competição internacional.
Durante o torneio, o atleta representou o Espírito Santo com o apoio do programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que viabilizou suas passagens aéreas para as etapas do campeonato.
“Fiquei muito satisfeito com o meu resultado, que foi fruto de um trabalho intenso e foco. Para essa etapa final, realizei treinamentos específicos, com ênfase tanto no preparo físico quanto no mental, que são fundamentais nesse tipo de competição. A prova foi bastante técnica, com diversos alvos móveis, exigindo máxima concentração e precisão, o que realmente colocou à prova as habilidades de todos os competidores”, contou o tricampeão.
Antes da final, Eduardo já era apontado como favorito. Campeão das duas etapas anteriores, ele chegou à etapa decisiva com ampla vantagem sobre os adversários e conquistou o terceiro título nacional consecutivo. Já com participação no mundial da modalidade, o atirador se sente mais confiante e preparado para 2026.
“Tive a oportunidade de participar do meu primeiro Mundial em 2023, na Tailândia, onde conquistei a 36ª colocação entre 203 atletas. Essa experiência foi fundamental para entender melhor os desafios e o nível técnico de uma competição internacional. Agora, sigo ainda mais motivado para o Mundial de 2026, com expectativas altas e determinado a alcançar um resultado ainda melhor, representando com orgulho o Brasil e o meu Estado”, afirmou.
Além de Eduardo, apenas outros três atletas brasileiros garantiram vaga na seleção com os resultados no campeonato.
Texto: Bruna Rodrigues
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial