12/07/2019 19h02

Campeões juvenis dos Jogos Escolares do Espírito Santo serão definidos neste sábado (13)

As finais que definirão os campeões juvenis dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) 2019 acontecem neste sábado (13). A partir de 8h30, as equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei entram em quadra, nos ginásios do Sesc de Guarapari, para brigar pelo título e pela chance de representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

O título no basquete masculino será definido entre o Jesus Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim, e Darwin, de Vila Velha. Os atletas do interior chegaram à final vencendo, por 61 a 30, os alunos da Emir de Macedo Gomes, de Linhares. Já os vilavelhenses, derrotaram o Monsenhor Guilherme, de Aracruz, por 76 a 22.

Na categoria feminina, o Cristo Rei, de Linhares, chegou às finais após vencer o Colégio Crescer PHD, de Vitória, por 41 a 6. Suas adversárias na final são do Marista, de Vila Velha, que ganharam as semifinais por 65 a 17, da escola Teófilo Paulino, de Domingos Martins.

Futsal

A decisão do futsal masculino fica por conta da Henrique Coutinho, de Iúna, e Regina Banhos Paixão, de Linhares. Os atletas de Iúna venceram o Darwin, de Vitória, por 3 a 1, enquanto os de Linhares, ganharam a partida contra o Job Pimentel, de Mantenópolis, por 6 a 2.

Já o feminino, o Mundo Moderno, de Cariacica, venceu o CEEMTI Afonso Cláudio nos pênaltis, por 5 a 4. As meninas enfrentam a escola Emir de Macedo Gomes, de Linhares, que venceu por 6 a 0 as atletas do Joaquim Fonseca, de Conceição da Barra.

Handebol

Como esperado, o Colégio Castro Alves, de Cariacica, chegou às finais nas duas categorias. No masculino, venceu o Daniel Comboni, de Ecoporanga, por 28 a 9, e enfrentará o os atletas do Emir de Macedo, de Linhares, vencedor da partida contra o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, por 20 a 16.

Já as meninas disputam a medalha de ouro após vencer o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, por 21 a 10. Suas adversárias são da escola Nossa Senhora de Lourdes, de Pinheiros, que chegaram à final derrotando as atletas do Daniel Comboni por 15 a 7.

Vôlei

Na categoria masculina, o Colégio Estadual, de Vitória, venceu por 3 sets a 0 o Frederico Pretti, de Santa Teresa, e enfrenta o Waldemiro Hemerley, de Rio Novo do Sul, que derrotou o Ilda Ferreira Martins, de São Gabriel da Palha, por 3 a 2.

No feminino, a decisão será entre São Domingos, de Vitória, e IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, após vencerem por 3 a 0 as escolas Monsenhor Schimitz, de Aracruz, e Teófilo Paulino, de Domingos Martins, respectivamente.

Próxima etapa

A próxima etapa será a Regional III, disputada entre os dias 2 e 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná. Nesta fase, as equipes capixabas enfrentarão alunos de escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) acontecerá entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo buscam fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos nas escolas.

Têm ainda o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Serviço:

Finais dos Jogos Escolares

Basquete 

Jesus Cristo Rei (Cachoeiro de Itapemirim) x Darwin (Vila Velha) - masculino

Marista (Vila Velha) x Cristo Rei (Linhares) - feminino 

Futsal

Henrique Coutinho (Iúna) x Regina Banhos Paixão (Linhares) - masculino

Mundo Moderno (Vitória) x Emir de Macedo Gomes (Linhares) - feminino


Handebol

Castro Alves (Cariacica) x Emir de Macedo (Linhares) - masculino

Castro Alves (Cariacica) x Nossa Senhora de Lourdes (Pinheiros) - feminino


Vôlei

Colégio Estadual (Vitória) x Waldemiro Hemerly (Rio Novo do Sul) - masculino

São Domingos (Vitória) x IPE (Cachoeiro de Itapemirim) - feminino


Informação à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645
Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard