05/07/2019 17h54 - Atualizado em 06/07/2019 16h58

Campeões dos Jogos Escolares do Espírito Santo serão conhecidos neste sábado (06)

As finais infantis dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) chegam na reta final, neste sábado (06). A partir das 9 horas, as equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei entram em quadra, nos ginásios do Sesc de Guarapari, para brigar pelo título e pela chance de representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

A disputa mais aguardada acontece no basquete masculino. O Colégio Jesus Cristo Rei, de Cachoeiro de Itapemirim, e o Marista, de Vila Velha, se enfrentam pelo lugar mais alto do pódio. As duas escolas têm muita tradição no basquete do Estado e prometem uma decisão apertada.

Os alunos do sul do Estado chegam à decisão após derrotarem a escola Santa Cruz, de Aracruz, por 59 a 19. Já os atletas do Marista venceram as semifinais por 77 a 16, eliminando os estudantes de Santa Isabel, de Domingos Martins.

Futsal

No futsal feminino, disputam o título as meninas do Ulisses Álvares, de Vila Velha, e colégio Córrego Dumer, de São Domingos do Norte. Invictas há dois anos no tempo normal, as vilavelhenses foram vice-campeãs no ano passado, após perderem nos pênaltis, e chegam à final depois de vencerem a equipe da escola Professor Ethevaldo Damazio, de Santa Teresa, por 5 a 0.

Já suas adversárias, empataram com a escola Pedro Milaneze Altoé, de Vargem Alta, em 3 a 3, e venceram nos pênaltis por 4 a 3.

Na categoria masculina, a decisão será entre os colégios Tito dos Santos Neves, de Nova Venécia, e José Cupertino, de Afonso Cláudio, que venceram, respectivamente, o Colégio Passionista, de Cariacica, por 5 a 0, e a escola Benevenuto Clementino Gobbo, de Baixo Guandu, por 5 a 1.

Handebol

No handebol, mais uma vez, a escola Castro Alves, de Cariacica, garante vaga na briga pelo título, tanto na categoria feminina quanto masculina. No feminino, as alunas enfrentam Emir de Macedo, de Pinheiros, após derrotarem por 23 a 7 a equipe da escola Waldemiro Hemerly, de Rio Novo do Sul. Já suas adversárias garantiram a vaga na final ao vencerem por 24 a 15 a escola João Bastos, de Barra de São Francisco.

O time masculino do Castro Alves, chega à final após vencerem o Colégio Expoente, de Castelo, por 25 a 7. O adversário da decisão, será a escola Daniel Comboni, de Ecoporanga, que derrotaram por 22 a 17 a equipe masculina do Emir de Macedo.

Vôlei

São Domingos, de Vitória, e IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, disputam o título na categoria feminina. Na semifinal, o time da capital venceu as alunas da escola Luiza Rebuzzi, de Aracruz, por 3 a 0, mesmo placar da vitória do IPE sobre a equipe da escola João Calmon, de Vila Velha.

No masculino, os alunos da escola Frederico Pretti, de Santa Teresa, e Domingos Perim, de Venda Nova do Imigrante, entram em quadra para disputar o título. Nas semifinais, os atletas de Santa Teresa ganharam por 3 a 1 da Escola São Domingos, de Vitória. Na outra semifinal, os estudantes de Venda Nova derrotaram a equipe do colégio OUSE, de Linhares, por 3 a 0.

Basquete feminino

As campeãs do basquete feminino foram conhecidas nessa quinta-feira (04). As atletas da escola Nice de Paula, de Vila Velha, venceram a Cooperativa Educacional de Linhares por 52 a 11 e já estão classificadas para a etapa nacional, em Blumenau, Santa Catarina, pelo bom desempenho do Estado no ano passado na fase nacional dos JEJ.

A passagem direta para Blumenau, também já está garantida para os vencedores do handebol feminino e masculino.

Próxima etapa

A próxima etapa será a Regional III, disputada entre os dias 2 e 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná. Nesta fase, as equipes capixabas enfrentarão alunos de escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) acontecerá entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo buscam fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos nas escolas.

Têm ainda o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Serviço:

Finais dos Jogos Escolares

*Basquete *

Marista (Vila Velha) x Cristo Rei (Cachoeiro de Itapemirim)

*Futsal*

Tito dos Santos Neves (Nova Venécia) x José Cupertino (Afonso Cláudio) - masculino

Córrego Dumer (São Domingos do Norte) x Ulisses Álvares (Vila Velha) - feminino

*Handebol*

Castro Alves (Cariacica) x Daniel Comboni (Ecoporanga) - masculino

Castro Alves (Cariacica) x Emir de Macedo (Pinheiros) - feminino

*Vôlei*

Frederico Pretti (Santa Teresa) x Domingos Perim (Venda Nova do Imigrante) - masculino