01/04/2022 18h49 - Atualizado em 01/04/2022 19h07

Campeões de Futuro: Pancas e Colatina recebem materiais esportivos

Foto: Jordan Andrade/Sesport

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), fez a entrega de materiais esportivos do programa Campeões de Futuro, nesta sexta-feira (1º), nos municípios de Pancas e Colatina. O programa oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, participou dos eventos ao lado do prefeito Sidiclei Giles, de Pancas, e o vice-prefeito de Colatina, Rogério Resende, que estava representando o prefeito Guerino Balestrassi, além dos respectivos secretários municipais de Esporte, e de outras autoridades locais.

“Ontem, realizamos entregas nos municípios de Baixo Guandu e Marilândia. Hoje, seguimos em outras localidades e é sempre bom acompanhar de perto o desenvolvimento do programa. O esporte é uma ferramenta de mudança social e nós queremos exatamente isso para essas crianças e adolescentes, que eles possam ter cada vez mais opções perto do esporte e longe de outros problemas sociais”, frisou o secretário Júnior Abreu.

Em Pancas, a entrega ocorreu pela manhã, às 10 horas, no Ginásio José Moreira dos Santos. Ao todo, o município recebe materiais para seis modalidades: capoeira, futebol, futsal, jiu-jitsu, kickboxing e vôlei. O prefeito de Pancas, Sidiclei Giles, pontuou a importância do programa para as crianças e adolescentes da região.

"O nome desse projeto já diz tudo: Campeões de Futuro. Estamos, por meio desse projeto, tirando as nossas crianças da ociosidade e afastando esses jovens do mundo das drogas e da criminalidade. Vamos seguir cadastrando cada vez mais alunos em nossos núcleos aqui em Pancas, para seguir investindo no esporte e na educação", frisou Sidiclei Giles.

Em Colatina, as entregas aconteceram às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo Zito Dalla. Os materiais contemplarão quatro núcleos esportivos: futebol, futsal, ginástica rítmica e natação. O secretário municipal de Esportes de Colatina, Celio Locatelli, agradeceu a parceria com o Governo do Estado.

“Essa entrega de materiais para nós é muito importante, pois vem em um momento no qual estamos retomando de forma total nossas atividades, após a pandemia. E essa parceria com o Governo do Estado é muito importante. Estamos procurando espalhar os núcleos por todo o município, incluindo para o nosso interior, onde também temos várias solicitações”, disse Locatelli.

Entre os itens destinados aos municípios estão bolas de futebol, pratos demarcatórios, cones, cronômetros digitais, redes e apitos, para as modalidades de futsal e futebol; além de materiais para ginástica rítmica, como bambolê, cordas, maças e fitas; itens para a capoeira, como berimbau, agogô e pandeiro; e também para a natação, como flutuador, prancha, touca e óculos.

Próximas entregas

Somando as entregas desta semana, 17 municípios capixabas já receberam os materiais esportivos direcionados ao programa: Itaguaçu, Afonso Cláudio, São Mateus, Pedro Canário, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Boa Esperança, Serra, Cariacica, Aracruz, São Gabriel da Palha, Santa Teresa, Baixo Guandu, Marilândia, Pancas e Colatina.

Na próxima semana, as entregas acontecem em outras seis cidades, entre terça-feira (05) e quinta-feira (07): Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e Muqui.

Campeões de Futuro

O Programa Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é dar oportunidade aos alunos para a prática esportiva, promovendo a cultura do esporte aliada à educação e, com isso, possibilitar o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos nas modalidades individuais ou até 200 alunos nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, Wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Informação à Imprensa:

Denys Lobo/ Rodolfo Mageste