10/06/2021 16h49

Atletas capixabas com deficiência são imunizados contra a Covid-19

Foto: Foto: Jordan Andrade/Sesport

Sessenta e cinco atletas capixabas com deficiência permanente receberam, nesta quinta-feira (10), a primeira dose de imunização contra o novo Coronavírus (Covid-19). A vacinação foi realizada no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Entre os imunizados estão atletas de alto rendimento do tênis, rugby e basquete em cadeira de rodas, da natação paralímpica, do atletismo, do tiro com arco e do futsal – a maioria, inclusive, utiliza as dependências da Sesport para os treinos.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, fez questão de acompanhar a vacinação, realizada no ginásio Audifax Barreto, que é utilizado pelas equipes paralímpicas para treinos. Ele aproveitou a oportunidade para celebrar a imunização de mais um grupo prioritário.

“Todo mundo já sabe que a vacina é a única forma de nós superarmos esse momento difícil que vivemos em razão da Covid-19. Por isso, me alegra muito poder contribuir de alguma forma para que mais pessoas sejam imunizadas. Fico muito feliz por esses atletas, de saber que estamos ajudando pessoas de um grupo prioritário. Gostaria de parabenizar também o governador Renato Casagrande pelo trabalho incansável na busca por vacinas para toda a população capixaba”, destacou Júnior Abreu.

Aniversariante do dia e atleta da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Silvelane da Silva Oliveira, a Silvinha, foi uma das vacinadas no evento. “Não tinha presente melhor para esse dia. Demorou um pouco, mas chegou. Estou muito feliz porque já é uma prevenção maior. A vacina vai fazer com que a gente comece a retomar a rotina e o trabalho um pouco mais tranquilo”, disse.

A atleta, que perdeu uma prima recentemente para a doença, aproveitou para encorajar aquelas pessoas que já podem, mas ainda não se vacinaram. “Eu acho que não tem que ter dúvida [quanto à vacinação]. A gente está vendo esse monte de gente morrendo. Já é comprovado que o índice de mortes é maior entre as pessoas que não estão imunizadas. É preciso que as pessoas se informem um pouco mais e tomem a vacina”, completou Silvinha.

Atletismo

Campeã mundial de atletismo e uma das paratletas com mais conquistas no Espírito Santo, Renata Bazone também recebeu a primeira dose do imunizante nesta quinta-feira.

“A vacina é importante para cuidar não só da nossa saúde, mas também das outras pessoas, no trabalho, no transporte público. O Estado está correndo atrás para conseguir vacina para todos e sabe da importância disso para a população, mas a sociedade tem que ter a responsabilidade de se vacinar”, enfatizou Renata Bazone.

Centro de Excelência

Além da vacinação, os paratletas capixabas e todas as demais pessoas com deficiência no Estado devem receber, em breve, outra boa notícia: a construção do Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência. O projeto do espaço, que ficará dentro da sede da Sesport, está sendo finalizado para que sejam iniciadas as obras.

O Centro contará com uma arena multiuso, 100% acessível, com vestiários e um ginásio que será usado pelos paratletas e demais pessoas com deficiência, contemplando as modalidades de goalbol, basquete, rugby, bocha, handebol e futsal para deficientes visuais, que deve atender, em média, 1200 pessoas por mês. A previsão é de que as obras comecem ainda este ano.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard