17/06/2019 17h32 - Atualizado em 17/06/2019 19h01

Últimos finalistas dos Jogos Escolares são definidos em Linhares e Afonso Cláudio

As regionais de Afonso Cláudio e Linhares, dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2019, chegaram ao fim neste domingo (16), definindo assim os últimos times que irão a Guarapari para as Finais Estaduais, nas duas primeiras semanas de julho.

Em Afonso Cláudio, os alunos de Domingos Martins foram os grandes vencedores da região. Das seis vagas conquistadas, quatro foram no basquete. A escola EEEFM Teófilo Paulino levou duas medalhas de ouro para casa no feminino e masculino juvenil, além da conquista no vôlei feminino juvenil.

As outras duas medalhas do basquete foram para a escola EMEF Santa Isabel, no feminino e masculino infantil. A última vaga ficou para a equipe de vôlei feminino infantil da escola EMEFM Mariano F. de Nazareth.

Já em Linhares, sede da região VI, os times da casa mostraram sua soberania, conquistando oito vagas para as Finais Estaduais. O maior destaque ficou com a escola EEEM Emir De Macedo Gomes, que se sagrou campeã no handebol feminino e masculino juvenil, no basquete masculino juvenil e futsal feminino juvenil.

As outras quatro conquistas ficaram por conta dos atletas da escola EMEF Elza Roni Scarpati, no handebol feminino infantil; Colégio Cristo Rei, no handebol masculino infantil; no futsal masculino juvenil, EEEFM Professora Regina Banhos Paixão; e pelos alunos do Centro de Ensino OUSE, que garantiu a vaga no vôlei masculino infantil. (Confira a lista dos campeões no fim do texto.)

Finais Estaduais

Com o fim das regionais, a próxima etapa dos JEES já são as Finais Estaduais, em Guarapari. Para os alunos da categoria infantil, as partidas serão disputadas entre os dias 1 e 6 de julho. Já para a categoria juvenil, as finais acontecem nos dias 8 a 13 de julho.

Os times campeões destas etapas se credenciam para representar o Espírito Santo na etapa Regional III, que será disputada entre os dias 2 e 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná. Nesta fase, as equipes capixabas enfrentarão alunos de escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Quem avançar desta última fase se classifica para a última etapa dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que este ano acontecem em Blumenau, Santa Catarina, entre os dias 16 a 30 de novembro.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

Os Jogos Escolares buscam fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos nas escolas. Têm ainda o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira a lista de todos os classificados para as Finais Estaduais, em Guarapari:

Linhares

Basquete Feminino Infantil – Cooperativa Educacional de Linhares (Linhares)

Basquete Masculino Infantil - EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho (Linhares)

Basquete Feminino Juvenil - Colégio Cristo Rei (Linhares)

Basquete Masculino Juvenil - EEEM Emir De Macedo Gomes (Linhares)

Futsal Feminino Infantil – EMEF Córrego Dumer (São Domingos do Norte)

Futsal Masculino Infantil - EMEIEF Benevenuto Clementino Gobbo (Baixo Guandu)

Futsal Feminino Juvenil - EEEM Emir De Macedo Gomes (Linhares)

Futsal Masculino Juvenil - EEEFM Professora Regina Banhos Paixão (Linhares)

Handebol Feminino Infantil – EMEF Elza Roni Scarpati (Linhares)

Handebol Masculino Infantil – Colégio Cristo Rei (Linhares)