06/12/2016 09h12 - Atualizado em 06/12/2016 09h40

Sesport, Sedh e Iases realizam torneio de futsal

Com o objetivo de proporcionar lazer, diversão e integração ao jovem em privação de liberdade, a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport) se juntou à Secretaria Estadual de Direitos Humanos e ao Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) para a realização do Desafio Sesport. O projeto reuniu 73 jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Estado para jogar futsal, nesse sábado (03), e terminou com o time da Internação Provisória de Cachoeiro de Itapemirim vencedor.

A iniciativa foi realizada no Centro Esportivo Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, e, além da solenidade de abertura e dos jogos, contou com outras atividades e apresentações durante o dia. “Gostaria de agradecer a todos que abraçaram este evento e tornaram possível esta iniciativa. Estou muito feliz em passar este tempo com vocês e tenho certeza que teremos muitos frutos desta parceria”, avaliou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Edilson Barboza.

Jovens de 11 unidades participaram do projeto. Da Grande Vitória, estiveram presentes os acautelados nas Casas de Semiliberdade da Serra e de Vila Velha, das Unidades de Internação Provisória I e II, da Unis, da Unimetro e do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE). De Linhares, participaram os jovens da Unis Norte e Unip Norte e, de Cachoeiro de Itapemirim, os da Unis Sul e Unip Sul.

“O Estado sozinho não resolve tudo, mas quando a gente se une dentro do Estado e ganha a força da sociedade civil, temos mais êxito. Parte do nosso esforço é não só melhorar qualitativamente a socioeducação, mas cuidar do que vem antes e o que vem depois. Por isso, queremos integrar vocês, que saem da socioeducação, com as ações do Ocupação Social. Sabemos que, muitas vezes, vocês deixaram de acreditar em vocês mesmos. Mas, aquele que acreditar em si mesmo, tiver foco, fé, determinação e raça, vai chegar lá, vai ser campeão, no esporte e na vida”, disse o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Com a voz embargada pela emoção, a diretora-presidente do Iases discursou agradecendo a parceria de todos os envolvidos na organização, aos servidores do Instituto e finalizou com um recado aos jovens: “Vocês não sabem a emoção que é ver vocês aqui. Estou há cinco anos no Iases e esta é a primeira vez que vejo isso acontecendo e sei que vamos ver isso muitas outras vezes. Nós acreditamos em vocês, confiamos em vocês e o nosso trabalho é para vocês, é para ajudar neste momento difícil, que todos vão superar. Tenho certeza que cada um tem toda a condição de levar uma vida muito melhor, lembrando do Iases como um aprendizado”, ressaltou Alcione Potratz.

Parcerias

O Desafio Sesport contou ainda com parcerias importantes para a sua realização. Entre elas, a da Federação de Futsal do Espírito Santo, do projeto Mesa Brasil SESC, da Ceasa, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da banda do 38° Batalhão de Infantaria do Exército, que tocou o Hino Nacional e outras músicas populares, enquanto as partidas não começavam.

“Gostaria de saudar as autoridades presentes mas, principalmente, saudar vocês, que são os atletas e vencedores dessa competição. A prioridade de todo governo é saúde, educação e segurança e o esporte reúne as três coisas, ele socializa, é saudável e educa”, disse Arnaud Cordeiro Filho, presidente da Federação de Futsal do Espírito Santo.

Os jovens, servidores e demais presentes puderam conferir também uma apresentação do técnico de boxe, mestre de cerimônias e atleta Ronaldo Ribeiro. Ele é o mentor de um projeto social que ensina boxe a crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social e levou o seu filho, que é campeão brasileiro de boxe, Ronald Ribeiro, e a adolescente Juliana Shellen para uma demonstração do esporte.

Também prestigiaram o evento o goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Jenilson Rodrigues, conhecido como Mão, e a ginasta Emanuelle Lima, que fez uma apresentação com bola e fita. Encerrando as apresentações, dois MCs do projeto Funk da Paz cantaram funks conhecidos junto com os socioeducandos.

O Desafio Sesport contou ainda com a presença do subsecretário de Esporte e Lazer, Fábio Luiz Magalhães; da subsecretária de Educação, Maria José Angeli de Paula; e dos diretores do Iases, Cláudia Faquinote, Jeremias dos Santos e Rafael Lovo. Além disso, estiveram presentes gestores, equipes técnicas, 67 agentes socioeducativos das unidades envolvidas no evento e outros 27 servidores de outros setores para apoio e orientação aos adolescentes durantes os jogos e demais necessidades.

Mariana Bolsoni

Assessoria.sesport@gmail.com