01/02/2021 11h51 - Atualizado em 01/02/2021 11h54

Sesport paga última parcela do Bolsa Atleta nesta terça-feira (02)

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai efetuar, no início da próxima semana, o pagamento da 12ª parcela do programa Bolsa Atleta. O valor será depositado na terça-feira (02) e é referente à última parcela que os esportistas contemplados no edital têm direito.

Ao todo, 122 atletas e paratletas capixabas de alto rendimento recebem o benefício mensal, nos valores de R$ 500, R$ 1.500, R$ 2 mil e R$ 4 mil, de acordo com as respectivas categorias: estudantil, nacional, internacional e olímpica.

Durante todo o ano de 2020, mesmo durante o período mais crítico da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Sesport não deixou de efetuar o pagamento do recurso, fato que contribuiu bastante para que vários atletas se mantivessem treinando.

“Para mim, o Bolsa Atleta foi mais que essencial na minha vida durante o ano de 2020. Sem o benefício eu não teria conseguido competir, principalmente por conta da pandemia. O recurso foi importante para que eu conseguisse participar das poucas competições que tiveram e foi fundamental para custear uma cirurgia que precisei fazer em função de uma lesão que tive. Agradeço demais à Sesport e ao Governo do Estado pela ajuda que oferece aos atletas”, contou Douglas Rossini, lutador de boxe contemplado na categoria nacional.

Investimento

Durante todo o ano de 2020, a Sesport investiu R$ 2,1 milhões no programa, que tem o objetivo de auxiliar nos gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares, transporte urbano ou para participar de treinamentos e competições, além de aquisição de material esportivo.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, fez questão de confirmar a importância do Bolsa Atleta para o Governo do Estado e de como essa ajuda é importante para que os atletas se mantenham na ativa.

“Além de precisar de uma grande dedicação, ser atleta de alto rendimento é algo extremamente custoso. São gastos com viagens, treinos, equipamentos e, muitas vezes, o atleta não tem condição financeira de arcar com tudo sozinho. Auxiliá-los financeiramente e poder observar o crescimento deles esportivamente é satisfatório demais e recompensador para o Governo do Estado, que colhe os frutos desse apoio com resultados expressivos”, frisou Abreu.

Prestação de contas

Com o fim dos pagamentos, os atletas contemplados pelo programa precisam realizar a prestação de contas dos valores recebidos. O prazo para se regularizar junto à Sesport é de 30 dias corridos após o recebimento desta parcela final. Vale ressaltar que a não realização da prestação de contas no prazo invalida a participação no próximo edital.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e da falta de competições durante o ano, a Secretaria só vai exigir dos contemplados o envio da Declaração do Atleta e da Ficha Financeira. As outras três declarações (da escola, da federação e do Comitê Olímpico) não serão necessárias.

Os dois documentos solicitados estão listados abaixo e separados por categoria. Eles precisam ser preenchidos, assinados e encaminhados para o e-mail pcontasbolsaatleta@sesport.es.gov.br, dentro do prazo legal. Em caso de dúvidas, os telefones para contato da Gerência de Formação e Rendimento (GEFR) são: (27) 3636-7001 ou 3636-7002. Os dois documentos também estão disponíveis na aba do Bolsa Atleta, localizada na parte esquerda do site da Sesport.

Declaração do Atleta (necessário para todas as categorias): clique AQUI

Ficha Financeira - Categoria Estudantil: clique AQUI

Ficha Financeira - Categoria Nacional: clique AQUI

Ficha Financeira - Categoria Internacional: clique AQUI

Ficha Financeira - Categoria Olímpico: clique AQUI

Tira-dúvidas – Prestação de Contas: 

  • Qual prazo para realização da prestação de contas?

O prazo para realização da prestação de contas é de 30 dias corridos, após o recebimento da última parcela.

  • Quais os documentos necessários para prestação de contas?

Os documentos que devem ser enviados para a Sesport são a Declaração do Atleta e a Ficha Financeira. É necessário a assinatura do atleta ou do responsável legal, em caso de menores de 18 anos, nos dois documentos.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e da falta de competições durante o ano, as outras três declarações (da escola, da federação e do Comitê Olímpico) não serão necessárias.

  • Para onde devo enviar os documentos?

Os documentos devem ser preenchidos, assinados e encaminhados para o e-mail: pcontasbolsaatleta@sesport.es.gov.br

  • É necessário encaminhar foto de competições na prestação de contas?

Não.

  • É necessário comprovar resultado de alguma competição?

Não.

  • É necessário comprovar as notas fiscais com os valores gastos?

Não. Basta que os atletas detalhem os gastos do benefício na Ficha Financeira.

  • É preciso autenticar esses documentos?

Não.

  • Devido à falta de competições, a renovação do benefício será feita de forma automática para 2021?

Não. Todos os atletas contemplados no edital vigente precisam pleitear nova bolsa junto à Sesport, em edital que será divulgado em breve.

 

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