05/12/2022 08h00 - Atualizado em 12/12/2022 15h25

Sesport divulga os quatro nomes homenageados na Calçada da Fama deste ano

Esquiva Falcão, Geovanna Santos, Pierre e Richarlison são os quatro atletas a serem homenageados na edição 2022 da Calçada da Fama, projeto da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) que visa a eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que orgulham o Espírito Santo com resultados expressivos na história do esporte.

O atacante Richarlison, que está disputando a Copa do Mundo no Catar, e o boxeador Esquiva Falcão foram os eleitos pela Comissão de Indicação da Sesport. Os esportistas obtiveram nove e quatro votos, respectivamente. A Comissão de Indicação contou com a participação de 20 membros, incluindo atletas, jornalistas, funcionários da Sesport e o secretário de esportes do Estado.

Na votação popular, que foi encerrada nessa sexta-feira (02), o ex-jogador de beach soccer Pierre e a ginasta Geovanna Santos foram os campeões de votos e venceram a eleição, que aconteceu em formato on-line. Pierre foi o mais votado pelo público, contabilizando um total de 9.610 votos, enquanto a Geovanna Santos teve 1.919 votos e ocupou o segundo lugar. A votação on-line, criada por um sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contou com 15.168 mil votos.

Homenageados em outras edições

Os quatro atletas vencedores vão se juntar aos outros 20 homenageados nas edições anteriores da Calçada da Fama. Na edição 2019, foram homenageados Alison Cerutti (vôlei de praia), Buru (futebol de areia), Daniel Mendes (paratletismo), Fábio Luiz (vôlei de praia), Frank Brown (voo livre), Geovani Silva (futebol), Julietty Tesch (vela), Neymara Carvalho (bodyboarding), Nilo Etinne Duarte – in memoriam (futsal) e Tayanne Mantovanelli (ginástica rítmica).

Na de 2020, Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Anderson Varejão (basquete), Fontana – in memoriam (futebol), Natália Gaudio (ginástica rítmica) e Paulo André Camilo (atletismo). 

Na última edição, em 2021, as personalidades eternizadas foram Alexandra Nascimento (handebol), Bruno Conde (karatê), Duda Brasil (beach soccer), Loiola (vôlei de praia) e Patrícia Pereira (natação paralímpica).

Saiba um pouco mais sobre os quatro escolhidos da edição 2022:

 

Esquiva Falcão (boxe): Filho do lendário boxeador Touro Moreno, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres, em 2012, o primeiro pódio do Brasil na modalidade após um jejum de 44 anos. Outras conquistas relevantes nos ringues são a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, em 2010; e no Campeonato Mundial Amador, em 2011.

Geovanna Santos (ginástica Rítmica): Geovanna Santos conheceu a ginástica rítmica por meio do projeto Campeões de Futuro, do Governo do Estado, em Pinheiros, onde nasceu. Após se mudar para Vila Velha, com oito anos, para seguir com a prática da ginástica rítmica, Geovanna conquistou vários títulos em disputas escolares até chegar à Seleção Brasileira. Disputou a Olimpíada de Tóquio, em 2021, e, em 2022, conquistou duas medalhas de ouro no Pan-Americano da modalidade, no Rio de Janeiro.

Pierre (beach soccer): Um dos principais nomes do futebol de areia no Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir no Estado e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

Richarlison (futebol): Atacante, Richarlison surgiu no Real Noroeste e, após passagens por América-MG e Fluminense, chegou ao futebol europeu. Atualmente atua no Tottenham, da Inglaterra. É o capixaba de maior destaque da história da Premier League. Pelo Brasil, conquistou a Copa América, em 2019, disputada no País, a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e está com a Seleção no Catar para a disputa da Copa do Mundo.  

                                                                                    

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard