03/03/2023 17h02 - Atualizado em 03/03/2023 17h25

Governo do Estado prepara esquema especial de segurança e transporte para jogos de Cruzeiro e Botafogo

Foto: Jordan Andrade/Sesport

Neste fim de semana, o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber duas partidas de grandes equipes do futebol brasileiro. Neste sábado, pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o Democrata de Sete Lagoas, às 16h30. Já no domingo (05), o Botafogo encara o Resende, pelo Campeonato Carioca, às 16 horas. E para proporcionar tranquilidade e conforto aos torcedores que foram aos jogos, o Governo do Estado organizou um esquema especial de segurança e transporte.

Segurança

Por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi preparado um planejamento especial de policiamento, com o objetivo de promover e coordenar as ações integradas dos órgãos de segurança pública estaduais e municipais envolvidos nas duas operações.

“O Espírito Santo vem se destacando como sede de jogos, recebendo equipes de outros estados sempre de forma muito organizada e segura. Temos uma expertise no planejamento desses eventos e preparamos nossas equipes para que os jogos ocorram de forma segura e pacífica”, afirmou o gerente de Operações Integradas da Sesp, tenente-coronel Sebastião Biato.

O efetivo será de 289 agentes de segurança pública, sendo 144 no sábado (04) e 145 no domingo (05). O maior efetivo será da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), que vai empenhar 116 policiais por dia, incluindo equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão de Trânsito (BPTran) e policiamento a pé.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) vai dispor policiais extras para reforçar o plantão da Delegacia Regional de Cariacica e dar apoio no Estádio. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) terá militares de prontidão com unidades de resgate para atendimentos emergenciais e socorro, além da Guarda Municipal de Cariacica que terá dez agentes fazendo patrulhamento no entorno do Estádio, fiscalizando pontos de bloqueio e orientando o fluxo de pedestres.

Transporte

Os torcedores que forem aos jogos também vão contar com uma programação especial de ônibus do Sistema Transcol. Serão 18 carros extras nos terminais para garantir o transporte do público para as partidas.

Na saída dos dois jogos, a partir das 18 horas, os veículos de reserva nas proximidades do Estádio Kleber Andrade serão acionados por agentes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiro do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), de acordo com a demanda.

Conforme orientação da Guarda Municipal de Cariacica, os torcedores devem ficar atentos, pois o embarque, tanto no sentido Viana quanto no sentido Vitória, será feito na pista lateral perto da entrada do estádio, para evitar que os torcedores tenham que atravessar a pista da BR-262.

Agentes da Ceturb-ES vão acompanhar de perto a operação para fazer os ajustes necessários durante a realização dos jogos, na área do evento e nos terminais de integração.

As linhas que passam pelo Estádio Estadual Kleber Andrade, aos sábados:

526 – T. Campo Grande / T. Vila Velha, via Vasco da Gama / Expedito Garcia
513 – T. Carapina / T. C. Grande, via T. J. América / T. São Torquato, via Beira
535 – T. Carapina / T. C. Grande via T. Jardim América/ Serafim Derenzi
591 – Serra / T. Campo Grande via Reta da Penha / BR 262
700 – T. Campo Grande / T. Itacibá, via Campo Grande
706 – T. Itacibá / Rio Branco, via Oriente – Circular
729 – T. Campo Grande / Alto Boa Vista via Expedito Garcia – Circular

As linhas que passam pelo Estádio Estadual Kleber Andrade, aos domingos:

561 – T. Jacaraípe / T. Campo Grande via Dante Michelini / BR 262
562 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande via Reta da Penha / Expedito Garcia