Espírito Santo supera recorde de medalhas no JEBs e Paralimpíadas Escolares
Os atletas capixabas que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros e das Paralimpíadas Escolares 2022, principais competições para alunos em idade escolar do País, melhoraram em mais de 100% o rendimento nas disputas, em relação ao ano de 2021. Ao todo, os estudantes conquistaram 302 medalhas e esse aumento expressivo é resultado da dedicação dos alunos e do alto investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Realizados no Rio de Janeiro, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), competição para alunos entre 12 e 14 anos, contou com a participação de sete mil alunos do Estado, que trouxeram 43 medalhas em diversas modalidades, sendo 11 ouros, 13 pratas e 19 bronzes, um número superior ao de 2021, quando foram conquistadas nove medalhas.
Já nos Jogos da Juventude, torneio para alunos de 15 a 17 anos, realizados em Aracaju, 24 medalhas foram contabilizadas, sendo sete ouros, nove pratas e oito bronzes. O coordenador-geral dos Jogos Escolares do Espírito Santo, Cássio Fassarella, comentou sobre o desempenho dos atletas e as expectativas para 2023.
“O quadro de medalhas foi bastante significativo em relação ao ano passado e isso mostra todo o esforço que estamos fazendo nesses últimos anos, com total apoio do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, que fizeram um grande investimento. Para o próximo ano, a expectativa é trazer ainda mais medalhas e também realizar um investimento maior que, consequentemente, trará melhores resultados”, disse Fassarella.
Nas Paralimpíadas Escolares, maior evento para alunos com deficiência do País, o resultado também foi positivo e representou uma grande evolução dos paratletas. Na Etapa Regional, realizada em setembro, os capixabas se destacaram e trouxeram 123 medalhas, ostentando 75 ouros, 32 pratas e 16 bronzes.
Na Etapa Nacional, sediada em São Paulo, no mês de novembro, 112 medalhas foram conquistadas. Só no atletismo, foram 93 medalhas, deixando o Espírito Santo como o terceiro estado que mais obteve pontos na modalidade. Muito satisfeito com o progresso da equipe, o coordenador das Paralimpíadas Escolares, Milan Rezende, explicou como isso foi possível.
“O Espírito Santo participou tanto da Etapa Regional quanto da Fase Nacional e obteve o melhor resultado na modalidade de atletismo, ficando em terceiro lugar no geral. Esses resultados foram possíveis graças ao trabalho de cada técnico, dos municípios envolvidos e dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, que não mediu esforços em enviar a maior delegação de todos os anos”, contou Rezende.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 e (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial