23/11/2018 20h59

Espírito Santo fatura mais duas medalhas nos Jogos Escolares, no judô e na luta olímpica

O Espírito Santo conquistou duas medalhas no segundo dia do terceiro e último bloco dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal, no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (23). Júlia Simões levou a prata na luta olímpica, enquanto Rafael Coutinho faturou a prata no judô. Além disso, cinco das seis equipes coletivas que representam o Estado nesta fase, no basquete e no handebol, seguiram para as semifinais da competição. 
No total, os capixabas acumulam 19 medalhas nesta edição dos Jogos. Foram cinco ouros, sete pratas e sete bronzes. 
Independente da derrota por pontos na decisão do peso pesado feminino, para a paulista Thaissa Ribeiro, o segundo lugar no pódio foi uma espécie de redenção para Júlia, de 17 anos. Moradora de Guarapari e aluna da Escola Estadual Zenóbia Leão, ela teve um ano bastante complicado. "Tive que ficar um mês parada por ter deslocado o cotovelo. Logo em seguida, contraí uma bactéria no olho. Cheguei a ser hospitalizada. Foram mais dois meses parada", recordou. "Então ter ficado com a prata para mim foi uma grande conquista, por tudo isso", comentou a medalhista. 
Além disso, Júlia, que começou a praticar a luta olímpica no projeto Campeões de Futuro, do Governo do Estado, no núcleo do bairro Muquiçaba, fez suas estreia em pódios de Jogos Escolares. "Em 2017, em Brasília, bati na trave e fiquei com a quarta colocação. Estava confiante de que conseguiria desta vez, mas os problemas que tive me deixaram um pouco insegura se de fato isso aconteceria", confessou. 
No judô, na categoria meio-pesado (até 64kg) infantil, Rafael Coutinho venceu Gabriel Inácio, de Goiás, com um ippon, e levou o bronze na briga pelo terceiro lugar, faturando a primeira medalha capixaba da modalidade em Natal. O judoca tem 14 anos, mora em Cariacica e estuda no Colégio Castro Alves. 
Aliás, a medalha de Rafael não foi a única alegria do Castro Alves no dia. Em uma verdadeira maratona, por conta da tabela, a unidade de ensino cariaciquense, com quatro equipes diferentes, fez seis jogos no handebol nesta sexta-feira (23). E venceu todos, garantindo as vagas em suas respectivas semifinais. Festa também para a Escola Nice de Paula, de Vila Velha, mais um representante capixaba entre os quatro melhores, no caso, em basquete feminino infantil. Apenas o Marista, também no basquete feminino, mas no juvenil, se despediu da disputa. Confira todos os resultados das modalidades coletivas na tabela abaixo: 
RESULTADOS - SEXTA-FEIRA (23)
 
Basquete feminino infantil - Umef Nice de Paula classificada para as semifinal 
Umef Nice de Paula 56 x 10 Facex (RN) 
Basquete feminino juvenil- Marista eliminado
Colégio Marista 38 x 41 CEJ (SC) 
Handebol feminino infantil - Castro Alves classificado para as semifinais
Castro Alves 23 x 9 EE Santo Antônio (MG) 
Handebol feminino juvenil -  Castro Alves classificado para as semifinais
Castro Alves 24 x 16 Clarice Lispector (RO)
Handebol masculino infantil -  Castro Alves classificado para as semifinais
Castro Alves 25 x 16 Colégio Ulbra Palmas (TO)
Castro Alves 22 x 14 Maristinha (DF)
Handebol masculino juvenil - Castro Alves classificado para as semifinais
Castro Alves 22 x 14 Colégio Motiva Miramar (PB)
Castro Alves 40 x 16 Objetivo (RR)
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard