24/11/2016 15h53

CT Jayme Navarro de Carvalho recebe o 4º Campeonato de Kendô de Vitória

Atletas do Japão e do Brasil vão se encontrar no Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho, nesta sexta-feira (25) e neste sábado (26). O CT será palco do 4º Campeonato de Kendô de Vitória. A competição vai reunir cerca de 50 praticantes dessa arte marcial, que utiliza espadas de bambu em suas batalhas. O evento, que será aberto ao público, vai começar a partir das 13 horas.

Além das batalhas, o 4º Campeonato de Kendô de Vitória terá várias atividades, dentre elas, uma palestra sobre budô (artes ou caminhos marciais de origem japonesa) ministrada pelo Dr. Gil Lourenção. “Será uma oficina de artes marciais, que vai ensinar como preparar-se fisicamente e purificar o espírito”, disse.

No segundo dia do evento, os lutadores vão fazer o exame de graduação de kendô até o 3º dan, que tem como principal objetivo avaliar o nível técnico de cada um.

Segundo o presidente da Katidoki, sensei Alberto Alves, é importante para os atletas que esse tipo de campeonato aconteça no Estado. “O Campeonato de Kendô, além de promover o intercâmbio entre os praticantes da modalidade, oportuniza que os lutadores capixabas façam o exame de graduação, que os classifica dentro da arte marcial e comprova a evolução”, afirmou Alberto.

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Edilson Barboza, é uma honra sediar este campeonato. “Fico muito feliz em ver o CT recebendo o campeonato de kendô. Essa é uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais desta bela arte marcial japonesa”, completou o secretário.

Arte marcial Kendô

Kendô é uma arte marcial japonesa baseada no Kenjutsu (arte da espada) e significa “caminho da espada”. Essa técnica foi adquirida pelos Samurais por meio de suas experiências em muitas batalhas utilizando a espada, porém não se limita apenas ao manejo da Shinai (espada de bambu), Bokuto (espada de madeira) ou Katana (espada longa japonesa). Enfatiza especialmente o cultivo do Reigi (etiqueta), da disciplina e do espírito.

Ao contrário de outras práticas esportivas, o kendô não tem como princípio a conquista da vitória. A modalidade visa ao aperfeiçoamento, não somente esportivo, mas principalmente aperfeiçoamento como ser humano.

Informação à imprensa:

Mariana Bolsoni