12/03/2018 11h08 - Atualizado em 19/03/2018 11h09

Contemplados pelo Bolsa Atleta, capixabas da natação paralímpica faturam 29 medalhas na regional Rio-Sul em Porto Alegre

A natação paralímpica capixaba fez bonito no Regional Rio-Sul da modalidade, disputado no último fim de semana (dias 10 e 11), em Porto Alegre-RS. No total, o Espírito Santo faturou 29 medalhas: cinco ouros, doze pratas e doze bronzes.

Vários nadadores que representaram o Estado são contemplados pelo programa Bolsa Atleta. É o caso de Waldir Alvarenga Junior, principal destaque da delegação. Ele conquistou dois ouros (nas provas do 50m borboleta e 200m livre) e três pratas (100m livre, 50m costas e 50m livre). Os resultados classificaram "Tiozinho", como também é conhecido Waldir, para as quatro etapas do Circuito Brasileiro que serão realizadas este ano.

O nadador agradeceu ao Governo do Estado pelo auxílio financeiro vindo do Bolsa Atleta. "Se não fosse a ajuda dado pelo programa, não teria conseguido disputar tantas competições em nível nacional e internacional", comentou Waldir.

Além de Tiozinho, outros bolsistas se destacaram na disputa, garantindo suas medalhas. Entre eles, Marcos Vinicius Barcellos, o Marquinho, (uma prata e um bronze); Laís Jesus de Amorim (um ouro e uma prata); Stephany Nobre (quatro bronzes); Marco Aurélio Serafim (um ouro, duas pratas e um bronze); e Ezequias Lima de Paulo (quatro bronzes). Além destes, três atletas capixabas que não participam do programa também foram premiados. Douglas Batista conquistou uma prata, Nathália Torezani ficou com duas pratas, e Flávio Nascimento Filho, uma bronze.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, afirma que o paradesporto é um exemplo de qualidade de vida e superação. “É gratificante ver que os paratletas capixabas vêm se destacando em diversas modalidades, dentro e fora do país. A Natação Paralímpica é um esporte emocionante, que demonstra superação acima de tudo, e parabenizo a todos pelos resultados. O Governo do Estado, com uma gestão eficiente e transparente, cuida não só das contas, mas também das pessoas. Por isso, apoiamos os atletas nessas competições e ficamos muitos felizes de testemunhar resultados como este”, disse o secretário.

Rodolfo Mageste

assessoria@sesport.es.gov.br