04/03/2022 14h30 - Atualizado em 04/03/2022 14h31

Com apoio da Sesport, primeira Copa Capixaba de Wrestling acontece neste domingo (06)

Foto: Ruiva Fight/CBW

O fim de semana será recheado de atividades para quem acompanha e gosta de Wrestling. Com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a Arena de Jacaraípe, na Serra, receberá um curso de arbitragem e a 1ª Copa Capixaba de Wrestling.

O evento começa no sábado (05), com o curso de arbitragem da modalidade, que será ministrado pelo árbitro de nível nacional, Daniel Frutuoso Ferreira. A formação é gratuita e ofertada pelo Clube Capixaba, em parceria com a Sesport, Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Prefeitura Municipal da Serra e a Liga Capixaba de Wrestling.

No domingo (06), a partir das 9 horas, será realizada a 1ª Copa Capixaba de Wrestling, que contará com a presença de mais de 150 atletas, do Espírito Santo e também com delegações de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, são esperadas cerca de 120 lutas na competição.

Todo o evento será realizado com o recurso do Chamamento Público, da Sesport, com um investimento de R$ 45 mil. Apoio financeiro fundamental para expandir a modalidade, segundo o diretor da Associação Capixaba de Apoio a Cultura, Educação e Esporte, organizadora do evento, Anderson Madeira.

“É fundamental o apoio da Sesport. Sem ele seria impossível fomentar essa atividade. Apesar de ser uma modalidade mundialmente conhecida, no Brasil ainda não é tão explorada. Porém, o Espírito Santo tem diversos lutadores que são destaque nesse esporte”, frisou Anderson Madeira.

Atleta compete fora do Espírito Santo

Além do evento de Wrestling, o paratleta Carlos Madeira, contemplado pelo Bolsa Atleta, da Sesport, disputa a 1ª Etapa do Aberto de São Paulo de Atletismo e Natação, promovido pela Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A competição será realizada neste sábado (05), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O evento contará com arbitragem eletrônica, sendo que os resultados homologados e os tempos/marcas obtidos na competição servirão como classificatórios para a 1ª etapa do Brasileiro.

Chamamento Público e Bolsa Atleta

O Chamamento Público concede apoio financeiro para que associações e federações organizem ou participem de eventos esportivos no Espírito Santo. O processo seletivo 2021/2022 foi concluído com mais de 70 projetos de 35 entidades distintas habilitados para receber recursos, com um investimento de R$ 1,3 milhão.

Já o edital atual do programa Bolsa Atleta está beneficiando 151 atletas e paratletas de alto rendimento, 30 a mais do que no ano anterior, alcançando um recorde no número de bolsas concedidas. O auxílio financeiro mensal varia conforme a categoria do atleta no edital, sendo R$ 500 (estudantil), R$ 1.500 (nacional), R$ 2 mil (internacional) e R$ 4 mil (olímpico). O investimento total da Sesport no programa é de R$ 2,3 milhões.

O valor recebido pelo atleta pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares, transporte urbano ou para participar de treinamentos e competições, além da aquisição de material esportivo.

Informação à Imprensa:

Denys Lobo/ Rodolfo Mageste