10/03/2023 17h59 - Atualizado em 10/03/2023 18h00

Cidades candidatas a sede regional dos Jogos Escolares são vistoriadas pela Sesport

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) finalizou, nesta sexta-feira (10), a vistoria nos ginásios dos municípios que se candidataram para sediar uma etapa regional das modalidades coletivas dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2023. Assim como nas duas últimas edições realizadas, serão oito sedes. As escolhidas serão divulgadas na próxima semana.

Nesta fase, são disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A previsão de início da competição é em maio. O calendário completo será divulgado juntamente com as cidades anfitriãs. No ano passado, os municípios os escolhidos foram Alegre, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Domingos Martins, Linhares, Santa Teresa, São Mateus e Vila Velha.

Como já é tradição, os campeões de cada uma das regionais, nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), se enfrentarão nas finais estaduais, que estão previstas para acontecer entre junho e julho no Sesc de Guarapari.

Já as disputas das modalidades individuais – águas abertas, atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro ao arco, triatlo, vôlei de praia, wrestling e xadrez – também devem acontecer em junho.

Os vencedores estaduais seguem para as fases nacionais. Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que engloba a categoria juvenil, já estão confirmados para Ribeirão Preto, em São Paulo, entre os dias 1º e 16 de setembro. Enquanto a categoria infantil disputará os Jogos Escolares Brasileiros, da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), deve ser realizado em Aracaju-SE, em novembro.

Informação à Imprensa:
Richard Pinheiro / Rodolfo Mageste