13/05/2024 16h11 - Atualizado em 13/05/2024 16h40

Cerimônia de abertura marca o início da Regional IV dos Jogos Escolares

Na tarde desta segunda-feira (13), foi realizada, em Santa Teresa, a cerimônia de abertura da Regional IV dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). A competição segue até o próximo sábado (18), com a participação de sete municípios, 57 equipes e 684 estudantes.

Estarão presentes atletas de Aracruz, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã, além do município-sede, disputando as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Na categoria infantil, de 12 a 14 anos, os times são representados por suas escolas. Já na juvenil, de 15 a 17 anos, por seleções municipais.

No último sábado (11), foi encerrada a Regional III dos Jogos, com a disputa em Montanha. Confira no fim do texto todos os campeões.

Como é tradição, os vencedores de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari, em julho. As disputas da categoria infantil serão entre os dias 1º a 06, e da categoria juvenil acontecem entre os dias 08 e 13.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas nos meses de junho e julho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. Confira o calendário completo aqui.

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira todos os campeões da Regional III, em Montanha:

BASQUETE

Feminino infantil - EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo (São Mateus)

Feminino juvenil - Conceição da Barra

Masculino infantil - EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil - Conceição da Barra

FUTSAL

Feminino infantil - EMEF Jorge Duffles Andrade Donati (Conceição da Barra)

Feminino juvenil - Conceição da Barra

Masculino infantil - EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil - Montanha

HANDEBOL