27/04/2023 14h34 - Atualizado em 27/04/2023 14h43

Capixaba é o primeiro brasileiro a nadar travessia de San Nicolas x San Pedro, na Argentina

Foto: Merle Fotografia

O capixaba Márcio Junqueira se tornou o primeiro atleta brasileiro a nadar a travessia de San Nicolas x San Pedro, na Argentina. O desafio Argentina Open Waters aconteceu no último dia 17 e o percurso foi de quase 71 quilômetros. O atleta contou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).

Foram 11h18 minutos de nado a uma velocidade média de 6,3 km/h, com uma sensação térmica inicial de 13°C. O desafio teve a participação de outros seis nadadores argentinos, sendo três mulheres. A preparação do capixaba exigiu treinos longos de piscina e mar durante a semana, fisioterapia e provas competitivas.

“Quando planejei a participação, não sabia que nenhum brasileiro tinha feito a travessia antes. Então, foi uma surpresa para mim e uma satisfação muito grande ser pioneiro nessa travessia internacional representando o Espírito Santo”, disse Márcio Junqueira.

O nadador também já participou de diversos desafios da modalidade, como a travessia do Leme ao Pontal, principal maratona do País, onde percorreu 36 quilômetros a nado, em 2018. Além disso, o atleta também fez a travessia do Canal da Mancha, em 2020.

Após a conquista, o Márcio Junqueira já tem um novo projeto em mente: realizar a travessia do Rio da Prata, do Uruguai para a Argentina, que deve ser feita até o final deste ano.

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo, em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionado para atletas e paratletas de alto rendimento, com o foco na melhora dos resultados em competições.

Como patrocinar

As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o
site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, deve-se entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.

Informação à Imprensa:
Richard Pinheiro / Rodolfo Mageste