02/02/2022 16h37 - Atualizado em 02/02/2022 16h57

Campeões de Futuro: Montanha e Mucurici recebem materiais esportivos

Foto: Jordan Andrade/Sesport

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) segue realizando entregas de materiais esportivos do projeto Campeões de Futuro. Nesta quarta-feira (02), foi a vez das solenidades acontecerem nos municípios de Montanha e Mucurici, com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

Além do secretário, as cerimônias contaram com a participação dos prefeitos André Sampaio, de Montanha, e Atanael Wagmacker, de Mucurici, além dos respectivos secretários municipais de Esporte, de outras autoridades locais e representantes da Sesport.

“Estou muito feliz por estar aqui no norte do Estado realizando mais uma de nossas entregas para o Campeões de Futuro. Esse é um projeto que nos dá muito orgulho, pois é por meio dele que estamos proporcionando mais do que esporte gratuito para essas crianças e adolescentes: estamos transformando suas realidades, incentivando práticas saudáveis e afastando esses jovens dos riscos sociais”, pontuou o secretário Júnior Abreu.

Em Montanha, a entrega ocorreu pela manhã, às 10 horas, no Campo Val do Vaz Galvão, conhecido como Carecão. Ao todo, serão quatro núcleos esportivos beneficiados: futebol, ginástica rítmica, jiu-jitsu e natação.

O prefeito de Montanha, André Sampaio, ressaltou a importância dos núcleos para a região. “O governador Renato Casagrande promove, por meio do secretário Júnior Abreu, uma verdadeira festa na entrega dos materiais aos núcleos. É um projeto que tem dado frutos. As expectativas já se tornaram uma realidade. O Campeões de Futuro fomenta gerações e é uma forma de transformar a vida de crianças e de famílias inteiras”, disse.

Em Mucurici, a solenidade ocorreu às 14 horas, no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Os materiais entregues contemplarão três núcleos: futebol, futsal e ginástica rítmica. O secretário municipal de Esporte, Diego Ferrari, destacou a relevância dos materiais para iniciar os núcleos.

"Depois de quase dois anos parados devido à pandemia do novo Coronavírus, da Covid-19, sem dúvidas que os materiais chegaram no momento propício. Como costumamos dizer, estamos iniciando nosso ano letivo nos projetos esportivos e essa entrega vem para somar e dar o pontapé inicial. É importante essa parceria entre Estado e município", frisou Ferrari.

Entre os itens destinados aos municípios estão bolas de futebol, pratos demarcatórios, cones, cronômetros digitais, redes e apitos, para as modalidades de futsal e futebol, além de materiais para ginástica rítmica, como bambolê, cordas, maças e fitas. A previsão é de que 500 alunos em Montanha e 500 estudantes em Mucurici vão utilizar esses materiais, totalizando cerca de 1.000 crianças e adolescentes beneficiados.

Próximas entregas

A Sesport ainda realiza entregas dos materiais esportivos aos núcleos do Campeões de Futuro em outras localidades do norte do Estado. Nesta quinta-feira (03), será a vez de serem contemplados os municípios de Pinheiros, às 10 horas, no Ginásio Municipal de Esportes; e de Boa Esperança, às 14 horas, no Ginásio de Esporte Edinaldo Barros. Da semana passada até o presente momento, além de Montanha e Mucurici, Afonso Cláudio, Itaguaçu, São Mateus e Pedro Canário já receberam materiais para os núcleos cadastrados.

Campeões de Futuro

O projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada à educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos nas modalidades individuais ou até 200 alunos nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, Wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo