04/07/2019 18h57 - Atualizado em 04/07/2019 19h00

Basquete Infantil da Escola Nice de Paula garante vaga direta para fase final dos Jogos Escolares da Juventude

As atletas do basquete infantil da escola Nice de Paula, de Vila Velha, venceram a Cooperativa Educacional de Linhares por 52 a 11 e são as primeiras campeãs das finais estaduais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Pelo bom resultado no ano passado na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Natal, a equipe garantiu passagem direta para a fase nacional do JEJ deste ano, que acontece em Blumenau, na segunda quinzena de novembro.

Durante a competição, as agora bicampeãs do basquete não tomaram conhecimento das suas adversárias e ganharam todos os jogos com folga. No primeiro jogo, contra a escola Bom Sucesso, de São Mateus, o placar ficou em 72 a 2. No segundo, venceram por 88 a 7 as alunas da escola Bairro Altoé, de Nova Venécia; e na final se sagraram campeãs contra as alunas de Linhares.

Em 2018, as atletas do Nice de Paula representaram o Estado na etapa nacional dos JEJ, em Natal, e foram vice-campeãs, perdendo a final para o colégio Campos Salles, de São Paulo, por 31 a 33. Por isso, não passam pela etapa regional deste ano, em Cascavel, no Paraná, e estão classificadas direto para a última etapa das disputas nacionais.

A classificação foi muito comemorada pelo professor Gilmar da Silva, que acredita numa melhor sorte na etapa nacional deste ano. “Os Jogos Escolares são muito importantes para gente, por serem o único campeonato feminino do Estado. Após essa conquista, temos muitas expectativas para o nacional. No ano passado conseguimos chegar na final e foi uma grande surpresa. Essa etapa não é fácil, mas como vimos onde podemos chegar, vamos treinar para voltar com uma medalha de ouro desta vez”, falou o técnico do time.

A passagem direta para a fase nacional do JEJ também acontece com as equipes que vencerem o handebol masculino e feminino. Já os campeões das demais modalidades, competem na etapa Regional III, que será disputada entre os dias 2 e 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná. Nesta fase, as equipes capixabas enfrentarão alunos de escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Finais

Nesta sexta-feira (4), acontecem as semifinais de todas as outras disputas – basquete, futsal, handebol e vôlei – no masculino e feminino. As equipes campeãs da etapa infantil do JEES serão conhecidas na manhã de sábado (6).

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo buscam fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos nas escolas.
Têm ainda o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Informação à imprensa
Denys Lobo