19/11/2021 08h54 - Atualizado em 19/11/2021 10h09

Atletas bolsistas disputam competições no final de semana

Foto: Delly Carr/Itu Media

O final de semana será recheado de campeonatos para os esportistas contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport). As competições acontecerão no Estado e em outras regiões do País, entre sexta-feira (19) e domingo (21).

Uma das atletas que competirá é Lila Tavares, que está em busca da vaga para o Campeonato Mundial de Aquathon. Ela disputa o Campeonato Brasileiro de Aquathlon (2,5 km de corrida, 1 km de natação e 2,5 km de corrida), em Imbassaí, na Bahia, neste sábado (20). O atleta paralímpico Marcos Vinicius Barcellos também participa do torneio.

Contemplada na categoria nacional do programa Bolsa Atleta e viajando para Bahia com passagem comprada pela Sesport, por meio do programa Compete Esportivo, Lila Tavares frisa a importância dos benefícios para seguir competindo.

“O Bolsa Atleta é fundamental para ajudar nas despesas mínimas, que não são baratas. Também é uma porta que se abre para poder conseguir outro patrocínio, além de representar oficialmente o nosso Estado. O Compete Esportivo complementa esse benefício, garantindo a passagem. Então, posso usar o Bolsa Atleta para ajudar nos treinos do dia a dia. É uma honra vestir e representar a bandeira e as cores do meu Estado”, disse Lila Tavares.

Medalhista paralímpica em Tóquio 2020 e beneficiada com o Bolsa Atleta, a nadadora Patrícia Santos disputa neste sábado o Meeting de Natação Loterias Caixa. O evento será realizado na sede do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. “Estou em São Paulo em treinamento e agora vamos para a competição. O apoio da Sesport é fundamental para conseguir me manter nas provas. Só tenho que agradecer”, declarou.

Mais um atleta que segue para Meeting Paralímpico, na modalidade atletismo, é Carlos Renato Madeira, que participará das provas de Lançamento de Dardo, Classe F64, e Arremesso de Peso, também na Classe F64. Recentemente, ele ganhou três medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Brasília.

Mais atletas competindo

Outros beneficiados pelo programa Bolsa Atleta também competem neste final de semana: Júlia Fernandes disputa a última etapa do Campeonato Estadual de Judô, na classe sub-18 e sub-21, que ocorre neste sábado, no ginásio Tancredão, em Vitória, das 8 horas às 18 horas.

Lane Matos e Rayana Servare, do futevôlei, representam o Espírito Santo no World Footvolley, que acontece no Rio de Janeiro, entre esta sexta-feira e domingo.

Thassia Marques, da canoagem havaiana, compete o Campeonato Brasileiro de Va'a - V6 (etapa única), neste sábado (20), na Curva da Jurema, em Vitória. A largada da atleta será às 7 horas.

Ainda no sábado, Júlia Noledo e Marlon Goltara disputam o Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling, em Cubatão (São Paulo).

Já Isabella Scopel disputa o Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atleta viaja neste domingo e participa da competição que será realizada entre os dias 23 e 27 deste mês.

Bolsa Atleta

Neste ano, o Programa Bolsa Atleta está beneficiando 151 atletas e paratletas de alto rendimento, 30 a mais que no ano passado, alcançando um recorde no número de bolsas concedidas. O auxílio financeiro mensal varia de acordo com a categoria do atleta dentro do edital, sendo R$ 500 (estudantil), R$ 1.500 (nacional), R$ 2 mil (internacional) e R$ 4 mil (olímpico). O investimento total da Sesport no programa é de R$ 2,3 milhões.

O valor recebido pelo atleta pode ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamentos, suplementos alimentares, transporte urbano ou para participar de treinamentos e competições, além da aquisição de material esportivo.

Informação à Imprensa:
Denys Lobo / Rodolfo Mageste