ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro define vencedoras da categoria PcD
O primeiro dia de competições do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, movimentou a Praia de Jacaraípe, na Serra, no último domingo (21). No evento, foram definidas as vencedoras da categoria de Pessoas com Deficiência (PcD).
Essa é a terceira edição do campeonato, que é patrocinado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). Nesta segunda-feira (22), será a vez das categorias Junior, Profissional e Master. As disputas seguem até o próximo sábado (27), transformando o Espírito Santo no centro mundial da modalidade.
Com número recorde de 115 inscrições, participam 75 atletas, de sete países: Brasil, Chile, França, Havaí, Japão, Peru e Portugal. O grande destaque do primeiro dia de competição foi a categoria PcD, que teve a inclusão inédita das mulheres com deficiência visual na edição, e realizou todas as baterias no mesmo dia, definindo as campeãs.
A paratleta Renata Bazone participou da primeira competição no bodyboarding e comemorou o título, virando na última onda, numa disputa acirrada com Lorrayne Rodrigues. Thais Gobetti ficou em terceiro.
"Sensação muito boa. Uma competição que eu não estava esperando e vim participar. Não dá para explicar. É uma sensação muito forte", comemorou Renata Bazone.
Já Carla Cunha conquistou o bicampeonato entre as Amputadas, que contou com quatro atletas. "Eu me sinto mais uma vez superando todos os meus limites e meus medos. Estou radiante e grata a Deus. Só gratidão é o que sinto nesse momento", destacou.
Na Mastectomizadas, também com quatro atletas, o título ficou com Tiana Dantas. Mariana Abreu foi vice-campeã, com Cintya Belli em terceiro e Rangeria Amorim em quarto. "Estou muito feliz. Ainda nem processei tanta alegria. Parabéns à Neymara, que faz questão de realizar, ampliar e incluir esta categoria", observou Tiana Dantas.
No domingo (21), foram realizadas também oito baterias iniciais da Profissional e oito da Máster. As primeiras a entrarem no mar foram as bodyboarders da Máster. A bicampeã da categoria no circuito, a carioca Mariana Nogueira, ficou em segundo lugar. A vitória foi da portuguesa Catarina Souza, após muita disputa em busca das melhores ondas. Catarina também competiu na categoria Porfissional e garantiu a vitória.
"Tive a sorte de pegar ondas que proporcionaram manobras boas. E estou de olho nas meninas", afirmou Mariana Nogueira, uma das estrelas do bodyboarding na década de 1990, com três títulos.
Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)
Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo.
O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.
Como patrocinar
As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, ela pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Ana Sá / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99865-0093 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial