22/04/2024 20h36 - Atualizado em 22/04/2024 20h44

Mantenópolis sedia segunda regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo

Foto: Yuri Katriel/Sesport

Nesta segunda-feira (22), aconteceu a cerimônia de abertura que deu início à Regional II dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), com sede em Mantenópolis. As disputas seguem até o próximo sábado (27), nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Na Regional II, os Jogos contam com representantes do município sede, de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia e São Gabriel da Palha.

Ao todo, participam 670 estudantes, de 61 equipes, divididas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). No infantil, os times representam suas escolas. Já no juvenil, são seleções municipais.

No último sábado (20), foi encerrada a Regional I dos JEES, em Domingos Martins. Confira no final do texto todas as equipes campeãs.

Como já é tradição, os campeões de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari. As disputas do infantil serão dos dias 08 a 13 de julho, e as do juvenil acontecem em agosto, entre os dias 05 e 10.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas em junho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira a lista dos campeões da Regional I, disputada em Domingos Martins

Basquete

Feminino infantil - Santa Isabel (Domingos Martins)

Feminino juvenil - Domingos Martins