24/08/2016 10h20 - Atualizado em 24/08/2016 10h21

Campeões de Futuro atende 150 alunas de ginástica rítmica em Colatina

O município de Colatina vem se destacando no ensino da ginástica rítmica para crianças e adolescentes. Com dois núcleos do projeto Campeões de Futuro, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), mais de 150 meninas estão sendo atendidas no bairro Columbia e também no Centro da cidade. O projeto atende cerca de 40 mil crianças em todo o Estado.

A professora e coordenadora do projeto no município, Kátia Pedra, acredita que o amor que ela tem pelo projeto e pelas alunas a faz continuar dando aula por tanto tempo. "Desafios, conquistas, aprendizado, superação e amor.  Amor é a palavra para descrever meu sentimento hoje. E ver o esforço das meninas no treino, cada dia buscando aprender mais, é gratificante. É muito bom ver os olhos delas brilhando quando vão se apresentar. Isso significa que elas acreditam no projeto e confiam no meu trabalho", contou a professora Katia.

Algumas alunas do projeto puderam conferir de perto o treino da seleção ucraniana de ginástica rítmica, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, para os jogos olímpicos no Rio. “Meu sonho é ser atleta igual a elas. Elas são maravilhosas, e são perfeitas em tudo”, disse a aluna Nathalia Maia, de apenas seis anos. Nathalia ainda confessou por quem torceu durante a Olimpíada deste ano. “Eu torci pelas ucranianas”, disse rindo a menina.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Edilson Barboza, o Campeões de Futuro se tornou uma referência de projeto social. “O projeto beneficia milhares de crianças por todo o Espírito Santo, e podemos enxergar resultados muito positivos nos trabalhos realizados. As prefeituras e associações sempre foram grandes parceiros e, por isso, conseguimos atender um número tão expressivo de alunos. Colatina é referência no trabalho com a ginástica devido à dedicação das professoras, que devem sempre ser reconhecidas. Torço para que saiam muitos atletas desses projetos”, completou o secretário.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas de 6 a 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, criando um colchão social para afastá-los do risco social como o envolvimento com a criminalidade, o consumo de drogas e álcool ou a prostituição infantil.

O projeto foi criado em 2006 e segue em fase de multiplicação. Em médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos emplantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Informação à imprensa:

Mariana Bolsoni